segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FONTE DO ENGARANHO

Identificação: Fonte do Engaranho
A fonte encontra-se dentro da povoação

Indicações: Abre o apetite e é digestiva (popular)

Historial: Henriques (1726), no Aquilégio cita a Corografia Portuguesa (1706) : “…há uma fonte de água quente, com virtude medicinal: porque lavando com ela os meninos enfermos de vários achaques, melhoram muitos deles”.

Acciaiuoli (1944, V) cita o Aquilégio.

Almeida (1970) depois de citar o Aquilégio, acrescenta: Realmente é conhecida, entre o povo, uma água que teve outrora grande concorrência no tratamento das crianças com «engaranho»[…]

Bibliografia Acciaiuoli 1944, Almeida 1970, Costa1706, Henriques 1726

HISTÓRIA

A freguesia de Pombal pertence ao concelho de Alfândega da Fé, do qual dista aproximadamente seis quilómetros.
Fica situada num vale rodeada de montes. As freguesias mais próximas são: Vales (3,5 Km), Vilares da Vilariça (6 Km), Vilarelhos (6 Km) e a sede do concelho Alfândega da Fé (6 Km).
Não se sabe ao certo a sua origem. Contudo, há alguns anos, aquando da construção do campo de futebol, foi encontrado um muro que pelas suas características e espessura, se julga ter pertencido a um castro ali existente. Também se levanta a hipótese da freguesia se ter desenvolvido a partir das ruínas de uma aldeia conhecida por “Vale das Cordas”, que deu também origem à actual Aldeia de Vales.
Nesta zona existe uma fonte conhecida pelas suas propriedades medicinais. Foi muito apreciada ao longo dos tempos, pois dizia-se que as suas águas quentes curavam as doenças das crianças que aí tomavam banho.
Entre 1895 e 1898 a freguesia de Pombal pertenceu ao concelho de Vila Flor.

DADOS GERAIS

Área: 609 ha
População: 127 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz, Capela de Stª Marinha, Alminhas, Nichos de Stº António e de Nossa Senhora de Fátima
Festas e Romarias: Festa de Stª Marinha a 18 de Julho
Locais de lazer: Fonte de Mergulho, Paisagem Natural
Artesanato: Queijo de Ovelha
Orago: Stª Marinha
Principais actividades económicas: Agricultura, Pastorícia, Amêndoa, Olivicultura
Colectividades: Associação Recreativa e Cultural de Pombal
Gastronomia: Folar da Páscoa, borrego assado, queijo, e azeite;
Artesanato: Mastas de trapos – Cândida Borrego (com teor próprio);
Equipamentos: Campo de Futebol – no Lugar do Cabeço das Vinhas, Salão de Convívio/Festas – na Sede da Junta de Freguesia, Museu Escolar – no edifício da Escola.